Grafana v8.0 Lançado

COMPARTILHAR

O que há de novo no Grafana v8.0

Este tópico inclui as notas de versão do Grafana v8.0. Para todos os detalhes, leia o CHANGELOG.md completo .

Recursos do Grafana OSS

Esses recursos estão incluídos na edição de código aberto do Grafana.

Alertas do Grafana v8.0

Os novos alertas no Grafana 8.0 são um recurso opcional que centraliza as informações de alerta para alertas gerenciados pelo Grafana e alertas de fontes de dados compatíveis com Prometheus em uma interface de usuário e API. Você pode criar e editar regras de alerta para alertas gerenciados pelo Grafana, alertas Cortex e alertas Loki, bem como ver informações de alerta de fontes de dados compatíveis com o prometheus em uma única visualização pesquisável. Para obter mais informações sobre como criar e editar alertas e notificações, consulte Visão geral dos alertas do Grafana 8.0 .

Como parte das novas alterações de alerta, introduzimos uma nova fonte de dados, Alertmanager, que inclui suporte integrado para Prometheus Alertmanager. Ele está atualmente em alfa e não é acessível, a menos que os plug-ins alfa estejam ativados nas configurações do Grafana. Para obter mais informações, consulte a fonte de dados do Alertmanager .

Observação: pronto para uso, o Grafana ainda suporta alertas antigos do Grafana. Eles são alertas herdados no momento e serão preteridos em uma versão futura.

Para saber mais sobre as diferenças entre os novos alertas e os alertas herdados, consulte O que há de novo nos alertas do Grafana 8 .

Painéis da biblioteca

Os painéis de biblioteca permitem que os usuários construam painéis que podem ser usados ​​em vários painéis. Quaisquer atualizações feitas nesse painel compartilhado serão aplicadas automaticamente a todos os painéis que possuem esse painel. Para obter instruções sobre como criar, adicionar, desvincular e gerenciar painéis de biblioteca, consulte Painéis de biblioteca .

Transmissão em tempo real

As fontes de dados agora podem enviar atualizações em tempo real para painéis por meio de uma conexão websocket. Isso pode ser usado com a fonte de dados MQTT .

Além da integração da fonte de dados, os eventos podem ser enviados para painéis postando métricas para o novo endpoint ativo: /api/live/pushendpoint.

Essas métricas serão transmitidas para todos os painéis conectados a esse endpoint de fluxo.

Para obter mais informações sobre streaming em tempo real, consulte a documentação do Grafana Live .

Navegador de métricas do Prometheus

O navegador de métricas do Prometheus permite que você encontre métricas rapidamente e selecione rótulos relevantes para criar consultas básicas. Se compatível com sua instância do Prometheus, cada métrica mostrará sua AJUDA e TIPO como uma dica de ferramenta. Para obter mais informações, consulte a documentação do navegador de métricas .

Visualização de gráfico de barras (beta)

O painel do gráfico de barras é uma nova visualização que suporta dados categóricos. Ele suporta apenas um quadro de dados e precisa ter pelo menos um campo de string que será usado como categoria para um eixo X ou Y e um ou mais campos numéricos.

Exemplo de gráfico de barras

Para usá-lo com séries temporais, primeiro você precisa adicionar uma transformação Reduzir .

Para obter mais informações, consulte Visualização do gráfico de barras .

Visualização da linha do tempo do estado (beta)

A visualização da linha do tempo de estado mostra alterações de estado discretas ao longo do tempo. Cada campo ou série é renderizado como uma faixa horizontal única. Este painel funciona bem com estados de string ou booleanos, mas também pode ser usado com dados de séries temporais. Quando usados ​​com dados de séries temporais, os limites são usados ​​para transformar os valores numéricos em regiões de estado discretas.

Esse painel também aproveita os novos recursos de mapeamento de valor que permitem colorir valores de string e booleanos.

Exemplo com valores de string:

linha do tempo de estado com estados de string

Com dados de séries temporais e limites:

linha do tempo do estado com séries temporais

Para obter mais informações, consulte Visualização da linha do tempo do estado .

Visualização do histórico de status (beta)

Um painel irmão da linha do tempo do estado é a nova visualização do painel Histórico de status. Ele pode exibir estados periódicos em uma exibição de grade. Ele suporta estados numéricos, de string ou booleanos. Você pode atribuir cores usando mapeamentos de valores, limites ou cor de gradiente. Para obter mais informações, consulte Histórico de status . esquemas.

Visualização da grade de status

Visualização de histograma (beta)

Esse recurso oculto do antigo painel Gráfico agora é uma visualização independente. Ele combina uma transformação de histograma e visualização de gráfico de barras em um painel único, integrado e fácil de usar. Há também uma nova transformação de histograma independente que pode ser combinada com qualquer visualização.

Exemplo de histograma

Para obter mais informações, consulte Histograma

Atualizações de visualização de séries temporais

A série Tempo está fora do beta! Estamos removendo a Betatag e graduando a visualização da série temporal para um estado estável.

  • A série temporal agora é a opção de visualização padrão, substituindo o Graph (antigo) .
  • O painel Série temporal agora suporta empilhamento. Para obter mais informações, consulte Graph stacked time series .
  • Agora você pode adicionar alertas no painel Série temporal, assim como no antigo painel Gráfico.
  • Opções de valores nulos de conexão atualizadas .
  • Adicionamos suporte para uma mira compartilhada e uma dica de ferramenta que agora é mais inteligente quando se trata de exibição de dados na dica de ferramenta.
  • Várias melhorias de desempenho.

Os tópicos do painel de séries temporais foram atualizados como resultado dessas alterações.

Atualizações de visualização do gráfico de nós

Agora você pode expandir o gráfico de nós para o rastreamento exibido ao usar o recurso Rastrear para logs. Dependendo da fonte de dados, isso pode mostrar intervalos do rastreamento como nós no gráfico ou como algum contexto adicional, como mapa de serviço com base no rastreamento atual.

Também adicionamos uma visualização em grade e a capacidade de explorar nós ocultos.

O rastreamento no gráfico Explore e Node foi atualizado como resultado dessas alterações.

Atualizações de visualização de gráfico de pizza

O gráfico de pizza está fora da versão beta! Estamos removendo a betatag e graduando a visualização do gráfico de pizza para um estado estável.

Atualizações do editor de painéis

Muitas melhorias no editor de painéis, fortemente informadas por pesquisas de usuários e feedback da comunidade.

  • Todas as opções agora são mostradas em um único painel.
  • Agora você pode pesquisar as opções do painel.
  • O recurso Mapeamentos de valor foi completamente redesenhado. Para obter mais informações, consulte Sobre mapeamentos de valor .
  • A nova opção de visualização de tabela está sempre disponível.

A seção Painéis foi atualizada para refletir essas mudanças.

Olhe e sinta a atualização

O Grafana 8 vem com uma aparência atualizada, incluindo temas alterados para serem mais acessíveis. A interface aprimorada do Grafana traz vários ajustes e ajustes que tornam o aplicativo ainda mais divertido de usar. Aproveite o novo design do painel inicial!

Sob o capô, a nova arquitetura de temas nos permite trazer um controle de temas mais sofisticados no futuro.

Baixar registros

Ao inspecionar um painel, agora você pode baixar os resultados do log como um arquivo de texto (.txt).

Os resultados do log de download foram adicionados como resultado desse recurso.

Inspetor em Explorar

O novo inspetor Explore ajuda você a entender e solucionar problemas de suas consultas. Você pode inspecionar os dados brutos, exportar esses dados para um arquivo de valores separados por vírgula (CSV), exportar os resultados do log em formato de texto e visualizar solicitações de consulta.

O Inspetor no Explore foi adicionado como resultado desse recurso.

Explorar melhorias de registro

A navegação de log no Explore foi significativamente melhorada. Adicionamos paginação aos logs, para que você possa clicar nos logs mais antigos ou mais recentes conforme necessário.

Os logs no Explore foram atualizados como resultado dessas alterações.

Navegar nos logs no Explore

Catálogo de plug-ins

Agora você pode usar o aplicativo de catálogo de plug-ins para gerenciar facilmente seus plug-ins no Grafana. Instale, atualize e desinstale plugins sem precisar reiniciar o servidor.

O catálogo de plug-ins foi adicionado como resultado desse recurso.

Melhorias de desempenho

O Grafana 8.0 inclui muitos aprimoramentos de desempenho.

Inicialização inicial e desempenho de carga

Reduzimos massivamente o tamanho inicial do download do Grafana, aproximadamente 40%. Isso significa que em conexões mais lentas ou móveis, a página de login inicial ou o painel inicial serão carregados muito mais rapidamente.

Todos os painéis que migraram do Flot para o uPlot também renderizarão duas a três vezes mais rápido porque a biblioteca é muito mais eficiente. No momento, isso inclui as visualizações do painel Série temporal, Estatística, Linha do tempo, Histograma e Gráfico de barras.

Desempenho operacional e de tempo de execução

Essas melhorias afetam quaisquer atualizações ou interações de dados subsequentes, incluindo:

  • Desempenho de transmissão
  • Velocidade geral de interação, como zoom, dicas de ferramentas, cursores sincronizados e atualizações de painel durante a edição

Atualizações da fonte de dados

As seguintes atualizações de fonte de dados estão incluídas nesta versão do Grafana.

Fonte de dados do Azure Monitor

O Azure Resource Graph agora tem suporte na fonte de dados Azure Monitor. Este é um serviço no Azure projetado para estender o Gerenciamento de Recursos do Azure, fornecendo uma exploração eficiente e de alto desempenho de seus recursos do Azure.

A fonte de dados do Azure Monitor agora dá suporte à identidade gerenciada para usuários que hospedam o Grafana no Azure para simplificar e proteger a configuração do Azure Monitor no Grafana.

Além disso, além de consultar os espaços de trabalho do Log Analytics, agora você pode consultar os logs de qualquer recurso individual com suporte ou de todos os recursos em uma assinatura ou grupo de recursos.

Observação: no Grafana 7.5, iniciamos a substituição de consultas separadas do Application Insights, em favor da consulta de recursos do Application Insights por meio de métricas e logs. No Grafana 8.0, novas consultas de Application Insights e Insights Analytics não podem ser feitas, e as consultas existentes foram feitas somente leitura. Para obter mais detalhes, consulte o Deprecating Application Insights .

A fonte de dados do Azure Monitor foi atualizada como resultado dessas alterações.

Fonte de dados do Elasticsearch

A fonte de dados do Elasticsearch e o provisionamento foram atualizados como resultado dessas alterações.

Use strings semver para identificar a versão do Elasticsearch

Alteramos como a versão configurada do Elasticsearch é tratada. Agora você pode especificar por meio do provisionamento a versão de string semver completa de sua instância (como “7.12.1”) em vez do formato da versão antiga com base em números. Não há necessidade de intervenção manual, as opções antigas serão reconhecidas corretamente.

Suporte genérico para variáveis ​​de modelo

Agora você pode usar um método de interpolação diferente para usar variáveis ​​de modelo de maneira mais ampla. Agora você pode usar variáveis ​​de modelo em todos os campos do editor de consulta que permitem entrada gratuita.

Variáveis ​​de modelo do Elasticsearch
Permitir omissão de campo para métricas que suportam scripts inline

As agregações de métrica podem ser especificadas sem um campo se um script for fornecido. Agora você pode desmarcar campos para agregação de métricas quando eles oferecem suporte a scripts.

Anteriormente, isso só era possível ao adicionar uma nova métrica sem selecionar um campo, pois, uma vez selecionado, o campo não poderia ser removido.

Campos de omissão do Elasticsearch
Permitir definir um limite personalizado para consultas de log

Agora você pode definir um limite de linha personalizado para consultas de logs em vez de aceitar os 500 previamente codificados. Também simplificamos o editor de consultas para mostrar apenas campos relevantes ao emitir consultas de logs.

Limite de log personalizado do Elasticsearch
Adivinha o tipo de campo do primeiro valor não vazio

Os valores de resposta sempre eram interpretados como strings nas respostas do Elasticsearch, o que causava problemas com alguns tipos de visualização que aplicavam lógica com base em valores numéricos. Agora aplicamos algumas heurísticas para detectar tipos de valor do primeiro valor não vazio em cada resposta.

Fonte de dados do Google Cloud Monitoring

Em uma versão anterior, o Cloud Monitoring adicionou suporte ao pré -processamento no editor de consultas. Esse recurso foi adicionado à fonte de dados do Cloud Monitoring no Grafana.

Sempre que uma métrica é selecionada no editor de consultas, uma opção de pré-processamento adequada é selecionada automaticamente para você. Para evitar alterações significativas, o pré-processamento não é habilitado por padrão nas consultas existentes. Se você quiser usar o pré-processamento para consultas existentes, deverá selecionar manualmente um no editor de consultas.

A fonte de dados do Google Cloud Monitoring foi atualizada como resultado dessa alteração.

Fonte de dados de grafite

A fonte de dados Graphite foi atualizada como resultado dessas alterações.

Os nomes das métricas de variáveis ​​expandem

Os valores das variáveis ​​do painel agora podem ser preenchidos usando a API de expansão do Graphite . A API de expansão é usada quando a consulta de métrica é encapsulada na função expand().

Dessa forma, os valores podem conter não apenas o último nó correspondente da consulta de métrica, mas também o caminho completo da métrica. Também pode ser reduzido a um nó específico com uma expressão regular.

Mapear consultas Graphite para Loki

As consultas Graphite agora são transformadas automaticamente em consultas Loki de acordo com regras definidas pelo usuário quando a fonte de dados é alterada no Explore.

Fonte de dados Jaeger

Agora você pode usar mais parâmetros para localizar rastreamentos.

A fonte de dados Jaeger foi atualizada como resultado dessa alteração.

Atualizações de autenticação

Esta versão do Grafana inclui as seguintes atualizações de autenticação.

JWT

JWT é uma nova opção de autenticação no Grafana.

Adicionado suporte à autenticação JWT

Agora você pode configurar o Grafana para aceitar um token JWT fornecido no cabeçalho HTTP.

A autenticação JWT foi adicionada e a configuração foi atualizada como resultado desse recurso.

OAuth

A autenticação OAuth genérica foi atualizada como resultado dessas alterações.

Adicionado suporte OAuth para escopos vazios

Agora você pode configurar o OAuth genérico com escopos vazios. Isso permite que provedores de identidade OAuth que não usam ou oferecem suporte a escopos trabalhem com a autenticação do Grafana.

Adicionado suporte OAuth para análise estrita de role_attribute_path

Agora você pode configurar o OAuth genérico com análise estrita do role_attribute_path. Por padrão, se a role_attribute_pathpropriedade não retornar uma função, a função será atribuída ao usuário Viewer. Você pode desabilitar a atribuição de função definindo role_attribute_strict = true. Ele nega o acesso do usuário se nenhuma função ou uma função inválida for retornada.

Painel de status único obsoleto

O suporte para o painel Singlestat foi descontinuado. Ao atualizar para a versão 8.0, todos os painéis Singlestat existentes tornam-se automaticamente painéis Stat. O painel Stat está disponível como plugin.

Atualização da licença do Grafana

A Grafana atualizou sua licença do Apache 2.0 para a GNU Affero General Public License (AGPL). Consulte a postagem de blog relacionada , perguntas e respostas e licença para obter mais detalhes.

Recursos empresariais

Esses recursos estão incluídos na edição Grafana Enterprise.

Controle de acesso refinado

Agora você pode adicionar ou remover permissões detalhadas das funções da organização Visualizador, Editor e Administrador, para conceder aos usuários a quantidade certa de acesso no Grafana. As permissões disponíveis incluem a capacidade de visualizar e gerenciar usuários, relatórios e a própria API de controle de acesso. O Grafana oferecerá suporte a mais e mais permissões nos próximos meses.

Documentos de controle de acesso refinados foram adicionados como resultado desse recurso.

Cache de consulta da fonte de dados

O Grafana armazena em cache os resultados das consultas de fonte de dados de back-end para que vários usuários visualizando o mesmo painel ou painel não façam vários envios da mesma consulta para a fonte de dados (como Splunk ou Snowflake).

Isso resulta em tempos médios de carregamento mais rápidos para painéis e menos consultas duplicadas em geral para fontes de dados, o que reduz o custo e o risco de limitação, atingir limites de API ou sobrecarregar suas fontes de dados.

Você pode habilitar o cache por fonte de dados e o tempo de vida (TTL) pode ser configurado globalmente e por fonte de dados. O cache de consulta pode ser configurado com Redis, Memcached ou um cache simples na memória.

Para obter mais informações, consulte os documentos de cache de consulta de fonte de dados .

Atualizações de relatórios

Ao criar um relatório, agora você pode optar por exportar painéis de Tabela como arquivos .csv anexados ao seu e-mail de relatório. Isso torna mais fácil para os destinatários visualizar e trabalhar com esses dados.

Você também pode vincular de volta ao painel diretamente do e-mail, para usuários que desejam ver os dados ao vivo no Grafana. Esta versão também inclui algumas melhorias no modo de exibição de lista Relatórios.

Para obter mais informações, consulte Documentos de relatórios .

Esclarecimento das restrições de licença nos documentos

A documentação do Grafana Enterprise foi atualizada para descrever mais especificamente como as funções licenciadas são contadas, como elas podem ser atualizadas e onde você pode ver detalhes sobre permissões de painel e pasta que afetam as funções licenciadas dos usuários.

Para obter mais informações, consulte os documentos de restrições de licença .

Mudanças de última hora

As seguintes alterações importantes estão incluídas nesta versão.

Variáveis

  • Removido o recurso Grupos/tags de valores das variáveis. Quaisquer tags serão removidas.
  • Removida a neveropção de atualização para variáveis ​​de consulta. As variáveis ​​existentes serão migradas e quaisquer opções armazenadas serão removidas.

A documentação foi atualizada para refletir essas mudanças.

Elasticsearch: use o tipo de conteúdo application/x-ndjson para solicitações de várias pesquisas

Para solicitações de várias pesquisas, agora usamos o tipo de conteúdo application/x-ndjson correto em vez do application/json incorreto. Embora isso deva ser transparente para a maioria dos usuários, se você estiver executando o Elasticsearch por trás de um proxy, certifique-se de que seu proxy processe corretamente as solicitações com esse tipo de conteúdo.

Prometheus: Atualize o método HTTP padrão para POST para fontes de dados existentes

O método HTTP padrão para a fonte de dados do Prometheus agora é POST, antes era GET. As APIs POST existem desde janeiro de 2018 (Prometheus 2.1.0) e têm menos limitações do que as APIs GET. Usuários com instância do Prometheus com versão < 2.1.0 que usam o método HTTP padrão devem atualizar seu método HTTP para GET.

Redação Saivercon

Redação Saivercon

Deixe um Comentário

Redes Sociais

Acompanhe a Saivercon Tecnologia nas nossas redes sociais.

Posts Recentes

Curta a Saivercon no Facebook

Assine nossa newsletter gratuita

Conteúdo exclusivo. Direto na sua caixa de entrada.