Grafana v5.0 Lançado

Grafana v5.0 Lançado
by

v5.0 Estável Lançado

Trabalhamos no Grafana v5 para a maior parte de 2017 e finalmente está pronto! Esta versão é importante de forma diferente das versões anteriores, pois o foco principal foi melhorar os recursos e os atributos principais do Grafana. Isso significa um aprimoramento da UX e do design da página, uma construção de painel mais fácil e mais flexível habilitada por um novo sistema de layout de grade. Melhor suporte para grandes instalações com a adição de Dashboard Folders, Teams e Permissões. Melhorias no provisionamento / configurações nativas da nuvem, criando datasources e dashboards configuráveis ​​a partir de arquivos.

Esta é a atualização mais substancial que a Grafana já viu.

Baixe Grafana 5.0 agora

O que há de novo no Grafana v5.0

Vídeo com novos recursos

Novo mecanismo de layout do painel

O novo mecanismo de layout do painel permite um movimento e dimensionamento muito mais fácil de painéis, já que outros painéis agora se desviam de maneira muito intuitiva. Os painéis são dimensionados de forma independente, portanto as linhas não são mais necessárias para criar layouts. Isso abre muitos novos tipos de layouts onde painéis de diferentes alturas podem ser alinhados facilmente. Marque a nova grade no vídeo acima ou no site de reprodução . Todos os seus painéis existentes migrarão automaticamente para o novo sistema de posição e ficarão próximos de idênticos. A nova posição do painel torna os painéis salvos em v5.0 incompatíveis com as versões antigas do Grafana.

Novo UX

Quase todas as páginas apresentaram melhorias significativas em UX. Todas as páginas (exceto páginas do painel) possuem um novo layout baseado em tabulações que melhora a navegação entre as páginas. O menu lateral também mudou um pouco. Você ainda pode ocultar o menu lateral completamente se você clicar no logotipo Grafana.

Configurações do painel

As páginas do painel têm uma nova barra de cabeçalho, onde botões e ações agora são movidos para a direita. Todas as exibições de configurações do painel foram combinadas com um navegador lateral que permite que você se mova facilmente entre diferentes categorias de configurações.

Novo tema de luz

Este tema não tem visto muito amor nos últimos anos e achamos que era hora de dar uma grande revisão. Estamos muito satisfeitos com o resultado.

Pastas do painel de instrumentos

O grande recurso novo que vem com Grafana v5.0 é pastas de painel. Agora você pode organizar seus painéis em pastas, o que é muito útil se você tiver muitos painéis ou várias equipes.

  • O novo design de pesquisa adiciona seções expansíveis para cada pasta, tabelas de exibição atualizadas e recentemente vistas.
  • Novas páginas de painel de controle permitem ações em lote e visualizações para configurações e configurações de pasta.
  • Defina permissões nas pastas e tenha painéis herdar as permissões.

Equipes

Uma equipe é um novo conceito no Grafana v5. Eles são simplesmente um grupo de usuários que podem ser usados ​​no novo sistema de permissões para painéis e pastas. Apenas um administrador pode criar equipes. Esperamos fazer mais com equipes em futuros lançamentos, como integração com LDAP e uma página de pouso de equipe.

Permissões

Você pode atribuir permissões a pastas e painéis. As permissões baseadas em função do usuário padrão podem ser removidas e substituídas por equipes ou usuários específicos, permitindo mais controle sobre o que um usuário pode ver e editar.

As permissões do painel apenas limitam o que os painéis e as pastas de um usuário podem ver e editar não as fontes de dados que um usuário pode acessar nem o que consulta um usuário pode emitir.

Aprovisionamento a partir da configuração

Nas versões anteriores do Grafana, você só poderia usar a API para provisionar fontes de dados e painéis. Mas isso exigiu que o serviço fosse executado antes de começar a criar painéis e você também precisava configurar credenciais para a API HTTP. Na v5.0, decidimos melhorar essa experiência, adicionando um novo sistema de provisionamento ativo que usa arquivos de configuração. Isso tornará o GitOps mais natural, pois as fontes de dados e os painéis podem ser definidos através de arquivos que podem ser controlados pela versão. Esperamos estender este sistema para posteriormente adicionar suporte para usuários, organizações e alertas também.

Fontes de dados

As fontes de dados agora podem ser configuradas usando arquivos de configuração. Essas fontes de dados são, por padrão, não editáveis ​​da GUI Grafana. Também é possível atualizar e excluir fontes de dados do arquivo de configuração. Mais informações nos documentos de aprovisionamento da fonte de dados .

Dashboards

Também depreciamos o [dashboard.json]favor do nosso novo provisionador de painel que mantém os painéis no disco em sincronia com os painéis no banco de dados da Grafana. O provisionador do painel tem múltiplas vantagens sobre o [dashboard.json]recurso antigo . Em vez de armazenar o painel na memória, agora inserimos o painel no banco de dados, o que permite estrelá-los, use um como o painel de controle doméstico, defina as permissões e outros recursos no Grafana que espera que os painéis existam no banco de dados. Mais informações nos documentos de provisionamento do painel

Etiquetas de grafite e documentos de função integrada

O editor de consulta de grafite foi atualizado para suportar a última versão de grafite (v1.1) que adiciona muitas novas funções e suporte para consulta por tags. Você também pode ver a documentação da função diretamente no editor de consulta!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *